Início | Prefeitura | Notícias | Intranet | Webmail 
Documento sem título
GUARDA MUNICIPAL
 

 A Guarda Municipal foi criada em 2009 e sua posse ocorreu em 06 de janeiro de 2011, no dia do aniversário da cidade mesma data do início dos trabalhos da corporação.

A Guarda Municipal conta com mais de 70 integrantes que possuem o papel de atuar diretamente para o bem-estar da população através de ações voltadas à comunidade.

 

     fardaout1.JPG

       Viatura        

 

      outubrorosa.JPG

       Plantão da Guarda e dos Agentes

 

      gapeviatura1.JPG

      Grupo de Apoio Preventivo Especial (GAPE)

 

     fardaout2.JPG

      Guardas Municipais em serviço

 

     gmterminal.JPG

     Guarnição nos Terminais

 

 A corporação atende a população na segurança pública de prevenção, agindo principalmente com o patrulhamento ostensivo. Eles prestam serviço de segurança no patrimônio municipal, em ruas, prédios públicos, parques, praças, rodoviária e terminais. Eles orientam e fiscalizam o trânsito.

Umas das atribuições da guarda é de interagir com as lideranças comunitárias com objetivo de desenvolver ações embasadas na cidadania. A missão destes profissionais é garantir a preservação do patrimônio, realizar rondas pela cidade através das viaturas e motos promovendo a segurança dos patrimônios.

A Guarda deve intervir, gerenciar e mediar conflitos e prestar ajuda à população em ações integradas e preventivas. A Guarda Municipal é destinada a promover a vigilância e a segurança dos logradouros públicos, das áreas de preservação do patrimônio natural, cultural do município, entre outros conforme a lei. Criar rondas permanentes para promover a segurança dos bens, serviços e instalações municipais. Atuar quando solicitada em atividade de prevenção policial em eventos, solenidades. Fiscalizar as vias públicas, conforme a legislação vigente. As demais competências estão nas atribuições da Guarda Municipal, lei 5390, art 16.

Os Guardas Municipais atuam nas vias diretamente com a população, a fim de prestar auxílio à comunidade com ações integradas e preventivas. Eles deverão intervir, gerenciar e mediar conflitos e crises em bens, serviços e instalações municipais, vias e logradouros públicos. Monitoram o trânsito, orientam alunos das escolas e promovem a segurança dos bens públicos.

A Corporação atende ocorrências diárias recebidas pelo telefone 153, como: atendimento de primeiro socorros, auxilio a Defesa Civil, a Polícia, ao trânsito, segurança e animais na via. Eles colaboram nas travessias escolares em frente às instituições, nas blitze educativas, em campanhas como: do Agasalho, Doação de Sangue.

 

Atualizado em 08/10/2013

 

ASTC © 2010-2014. Todos os direitos reservados.


Rua Marcos Rovaris, 443 - Centro - Criciúma - SC
Fone (48) 3462-3800 / CEP 88801-100

Horário de atendimento ao Cidadão: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.